PUBLICIDADE
Topo

Peru fará teleférico até Choquequirao, cidade-irmã de Machu Picchu

11/09/2013 21h07

LIMA, 12 Set 2013 (AFP) - O Peru começará a construir em 2014 seu primeiro teleférico para permitir o acesso maciço de turistas ao complexo arqueológico inca de Choquequirao, no sul dos Andes, com arquitetura muito similar a Machu Picchu, anunciou esta quarta-feira o governo regional de Apurímac.

O teleférico de Choquequirao, com custo estimado em mais de 50 milhões de dólares, terá 5 km de extensão e a viagem levará 15 minutos, durante os quais cruzará o rio Apurímac a 1.400 metros de altura e transportará até 400 passageiros por hora nos dois sentidos.

Choquequirao fica a 3.200 metros de altitude e é uma cidadela construída na época do inca (imperador) Pachácutec, que reinou entre 1438 e 1471, em cujo governo foi construída também Machu Picchu, e emblemática cidadela inca convertida na joia da coroa do turismo no Peru.

De fato, as duas cidades - Choquequirao e Machu Picchu - são muito semelhantes em arquitetura e estrutura.

Segundo autoridades locais, a obra começaria no primeiro trimestre de 2014 e construí-la duraria uns 15 meses.

Choquequirao, palavra derivada das línguas indígenas aimara e quéchua, significa "berço de ouro".

Atualmente, o acesso a Choquequirao é limitado porque a viagem até lá dura dois dias, partindo da cidade de Abancay. A única forma de chegar lá é a pé ou de mula, subindo o cume da montanha, coberta por vegetação.

A cidadela, edificada com as características pedras em forma geométricas dos incas, fica no limite entre os departamentos (estados) de Apurímac e Cuzco.

O projeto faz parte de um programa do governo peruano, anunciado em maio passado, de construir um teleférico em cada uma das 24 regiões do país, com a finalidade de desenvolver a integração dos povos indígenas distantes e favorecer o turismo.

Os que serão construídos posteriormente estão em fase de estudo a fim de determinar seu custo e localização exatas.