Topo

Reflexo do sol em prédio ferve rua de Londres

03/09/2013 21h34

LONDRES, 04 Set 2013 (AFP) - Um arranha-céu localizado no distrito financeiro de Londres e apelidado de "walkie talkie" por sua forma está no centro de um curioso episódio, em que os raios de sol refletidos pela construção foram capazes de derreter parte de um Jaguar e até fritar um ovo.

Nesta terça, as imobiliárias Land Securities e Canary Wharf Group, responsáveis pelo prédio informaram que levantarão um andaime, nas próximas 24 horas, que servirá de tela protetora.

"Essa solução deve minimizar o impacto na zona durante as próximas duas, três semanas, depois das quais se espera que o fenômeno (pela mudança de posição do sol) tenha desaparecido", informaram as imobiliárias, em um comunicado.

Ambas as empresas continuarão buscando "soluções de longo prazo para garantir que o incidente não volte a acontecer", de acordo com a nota divulgada.

O condomínio do prédio informou nesta terça-feira que o caso está sendo investigado e solicitou que as pessoas não estacionem seus carros na área atingida pelos reflexos do sol.

O fenômeno aconteceu quando o empresário inglês Martin Lindsay foi pegar seu Jaguar XJ no estacionamento e descobriu que um retrovisor e o emblema da marca haviam derretido.

"Não posso acreditar", declarou Lindsay à BBC, acrescentando que o reparo do carro custou 1.500 dólares.

O carro de Lindsay, no entanto, não foi o único a sofrer o mesmo tipo de dano causado pelo reflexo do sol do edifício 20 da Fenchurch Street.

Os físicos sugerem que a forma côncava do prédio criado pelo arquiteto uruguaio Rafael Viñoly é responsável pelo fenômeno que seria causado pelo reflexo da luz em um único feixe.

O jornal "The Times" explicou que as temperaturas perto do prédio alcançaram 45ºC na segunda-feira e, nesta terça, as emissoras de TV mostraram que é possível fritar um ovo diante do prédio.

A construção do prédio de 37 andares deve terminar em março de 2014 e criou polêmica por seu tamanho, que sobressai na paisagem londrina e ofusca símbolos da cidade situados nas proximidades, como a catedral de Saint Paul e a Tower Bridge.



kjl-al/cn/tt/lr