Topo

Malala diz que os livros podem derrotar o terrorismo

03/09/2013 10h57

BIRMINGHAM, Reino Unido, 03 Set 2013 (AFP) - Malala Yousafzai, a estudante paquistanesa que foi atacada com tiros na cabeça pelos talibãs por defender o direito de educação das meninas, afirmou nesta terça-feira na Inglaterra que os livros podem derrotar o terrorismo.

A jovem de 16 anos fez um discurso em sua cidade de adoção, Birmingham, antes de revelar uma placa na inauguração da maior biblioteca pública da Europa.

"Me desafiei a ler milhares de livros e ganhar força com o conhecimento. Lápis e livros são as armas para derrotar o terrorismo", disse Malala, que viajou para a cidade inglesa em outubro do ano passado para ser operada após um ataque no momento em que seguia para a escola no Paquistão.

"Não há uma arma mais poderosa que o conhecimento, nem maior fonte de conhecimento que a palavra escrita", argumentou.

A adolescente, candidata ao Prêmio Nobel da Paz este ano, falou com desenvoltura, apesar do grave ferimento que sofreu, e mostra apenas um pouco de rigidez no lado esquerdo do rosto.

Malala frequenta a escola em Birmingham, que tem uma grande população paquistanesa. Sua família se mudou para a cidade inglesa.

A biblioteca de Birmingham é um dos grandes projetos para recuperar o centro da cidade e conta com mais de um milhão de livros, incluindo as primeiras edições das obras do dramaturgo inglês William Shakespeare.

kjl-gj/fp