Topo

Site do New York Times continua fora do ar após ciberataque sírio

28/08/2013 12h01

NOVA YORK, 28 Ago 2013 (AFP) - O site do jornal americano New York Times permanecia fora do ar nesta quarta-feira, depois de ter sido vítima na terça-feira de um ciberataque de hackers sírios que apoiam o presidente Bashar al-Assad.

Às 13H00 GMT (10H00 de Brasília) era impossível acessar a edição digital do jornal, bloqueada desde a noite de terça-feira.

"Se você não consegue acessar a página http://nytimes.com, também publicamos no http://news.nytimes.com", informa o jornal em sua conta no Twitter.

Na edição de papel desta quarta-feira, o diretor de informação Marc Fons afirma que o jornal foi vítima de um ataque executado por um grupo sírio denominado Exército Eletrônico Sírio (SEA, na sigla em inglês), que apoia o regime de Assad.

"Pelo menos na Síria os hackers pensam que continuamos sendo o centro da vida americana", ironizou no Twitter Binyamin Appelbaum, repórter do jornal.

Em uma mensagem em um de seus blogs, o Twitter também explica que seus "sistemas de extensões de domínio é objeto de um problema", que afetou entre outros o twimg.com, um serviço de imagens do site de microblogs.

"A visualização de imagens e fotos foi temporária e esporadicamente afetada, mas o serviço foi restabelecido e nenhum dado dos usuários do Twitter foi afetado", afirma a mensagem.

Segundo o especialista em segurança informática Matt Johansen, da empresa White Hat Security, o Twitter e o The New York Times utilizam o registro de domínio Melbourne IT.

No Twitter, o SEA deu a entender que era o responsável pelo mau funcionamento do site do jornal americano e da rede social.

Estados Unidos e seus aliados estão avaliando uma possível ofensiva militar contra o regime sírio em resposta a um ataque químico executado na região de Damasco em 21 de agosto, que matou quase 1.300 civis.