Topo

Depardieu ganha título de cidadão honorário da Bélgica

24/08/2013 15h32

NECHIN, Bélgica, 24 Ago 2013 (AFP) - O ator francês Gérard Depardieu foi declarado cidadão honorário de Estaimpuis, municipalidade que abriga o povoado belga de Néchin, onde o astro mora desde o final de 2012, antes de obter a nacionalidade russa, informou uma jornalista da AFP.

"Estou muito bem em Néchin, trabalho no mundo todo e venho descansar aqui", disse o ator aos jornalistas durante sua chegada ao castelo onde aconteceu uma pequena comemoração em sua homenagem.

Uma centena de convidados, entre funcionários da prefeitura, bombeiros e policiais, foram ao evento com seus familiares.

"Estamos felizes que você tenha feito de Néchin seu lar e que o grande astro do cinema francês possa continuar sendo autêntico e verdadeiro como sempre", declarou o prefeito de Estaimpuis, Daniel Senesael, à plateia de inúmeros jornalistas, num discurso repleto de jogos de palavras e referências aos filmes do ator.

"Gérard, Estaimpuis te ama", disse Senesael ao término da cerimônia.

O ator, de 64 anos, recebeu a medalha da cidade e uma faixa de couro concedida pelo Grão-Mestre da Confraria dos Satcheux, que honra a memória das pessoas que, no século XIX, arrastavam a pé os barcos do canal de Estaimpuis.

"Ele pediu para vir à Bélgica, é sua escolha e isso é ótimo", disse à AFP Emilienne Vandekerhove, Grã-Mestre da confreria.

A cidade de Néchin, que está a 1 km da fronteira francesa e faz parte da municipalidade de Estaimpuis, tem 27% de sua população formada por franceses, normalmente muito ricos, atraídos pelas vantagens fiscais para as grandes fortunas.

A mudança de Depardieu para a Bélgica foi muito criticada tanto pela classe política quanto pela classe artística francesa.