Topo

Estátua da Pequena Sereia de Copenhague celebra cem anos com espetáculo

23.ago.2013 - Cem mulheres se reúnem para nadar em homenagem ao centenário da estátua da Pequena Sereia  em Copenhague, na Dinamarca - EFE/Nikolai Linares
23.ago.2013 - Cem mulheres se reúnem para nadar em homenagem ao centenário da estátua da Pequena Sereia em Copenhague, na Dinamarca Imagem: EFE/Nikolai Linares

23/08/2013 12h41

A famosa estátua da Pequena Sereia de Copenhague, na Dinamarca, completa cem anos nesta sexta-feira (23), diante de uma multidão que demonstrou como o conto de Hans Christian Andersen ainda emociona crianças e adultos. A cidade programou para esta sexta-feira um espetáculo com cem nadadoras fantasiadas de sereias, que formariam o número cem.

Desde 23 de agosto de 1913, esta obra de bronze permanece sentada em uma rocha de baía da capital dinamarquesa. Com 1,25 metro de altura, a estátua virou símbolo da cidade e do país, assim como a Torre Eiffel é para Paris e a Estátua da Liberdade é para Nova York.

A estátua sofreu vários problemas em um século de existência. Em 1964, a cabeça foi roubada e teve que ser substituída por outra. Foi novamente roubada em 1998, mas os criminosos, aparentemente arrependidos, devolveram a peça. Em 1984, um braço da sereia foi cortado.

Apenas uma vez a sereia deixou Copenhague: em 2010, para uma exposição no pavilhão dinamarquês da Exposição Universal de Xangai.

No conto publicado por Andersen em 1837, a Pequena Sereia se apaixona por um príncipe que salvou do afogamento, mas para viver com ele precisa se transformar em uma jovem humana por meio de um complicado feitiço.