Topo

"Você é o Próximo", um filme de terror caseiro sem demônios ou fantasmas

22/08/2013 11h04

LOS ANGELES, 22 Ago 2013 (AFP) - Dois anos depois de ter sido rodado, o filme de terror "Você é o Próximo" chega aos cinemas americanos, com uma intriga familiar e doméstica, com direito a massacres e assasinos encapuzados, mas sem demônios ou fantasmas.

Ao contrário dos demais filmes de terror lançados este ano, como "Sobrenatural: Capítulo 2" e "Invocação do Mal", o independiente "You're next" (no original), que estreia sexta-feira nos Estados Unidos, opta por ancorar o terror na realidade, sem o recurso de cenas sobrenaturais.

"Queríamos facer algo diferente. De alguma maneira, criar um terror verossímil, Tratar os personagens como seres humanos é um grande desafio", contou à AFP o roteirista e produtor Simon Barrett.

"Muitas pessoas não se assustam com filmes sobrenaturais porque não conseguem acreditar que aquilo aconteceria. Queríamos fazer um filme de terror para estas pessoas", completou.

O filme, ambientado em uma grande mansão isolada em uma floresta, mostra o massacre executado por assassinos encapuzados contra membros da família Davison - os pais, os quatro filhos (as) e seus companheiros (as).

Os ingredientes já são conhecidos: casa isolada, família problemática, assasinos mascarados, sangue.

Mas Simon Barrett e o diretor Adam Wingard conseguem dar uma dose de originalidade ao filme, seja com a identidade dos assassinos ou resistência e crueldade inesperada de uma das vítimas.

"Assisti muitos filmes de terror recentes e realmente não gostei do resultado. Davam a impressão de ficar parados nas mesmas coisas: muita violência e a tortura horrível dos personagens", explica Barrett.

"Tentamos surpreender o público com a maneira como os personagens se revelam".

"Muitos cineastas assistem filmes e dizem 'Oh, gostaria de fazer algo assim', e tentam copiar", disse à AFP Adam Wingard.

"Quando assisto filmes com Simon e vemos algo que gostamos, falamos 'Oh, não podemos fazer isto, porque este filme já fez e fez muito bem'. Então, nos perguntamos o que poderíamos fazer de diferente".

Isto não impede que o filme recorra a elementos tradicionais dos filmes do gênero, como assassino mascarado, do qual existem várias versões como Jason ("Sexta-Feira 13"), Michael Myers ("Halloween"), passando por Leatherface ("O Massacre da Serra Elétrica") e até mesmo os criminosos da série "Pânico".

"Quando preparávamos o roteiro, decidimos que os assassinos deveriam ter máscaras extraordinárias. Sabíamos que era importante que isto fosse coerente com os personagens", explicou Barrett.

"Quando você observa as máscaras de terror mais famosas, em general são muito simples", comentou.

Finalmente optaram pela ideia das máscaras de animais de plástico.

"O público pareceu apreciar".

Apesar da estreia em agosto de 2013, o filme foi rodado em 2011 e circulou por vários festivais, como o de Toronto, onde foi comprado pela distribuidora Lionsgate.

"Mas dois meses depois, a distribuidora anunciou uma fusão com a Summit Entertainment e, de repente, tinha o dobro de filmes para lançar. Restava apenas conseguir uma data", explicou Wingard.

"Estávamos muito estressados porque sabíamos que em casos como este os muitos filmes ficam em um depósito ou são lançados diretamente em vídeo".

A Lionsgate-Summit finalmente decidiu por uma data de estreia. O diretor e o roteirista continuam tão nervosos como há dois anos.

"Queríamos fazer um filme capaz de resistir ao tempo, fazer um clássico que as pessoas pudessem apreciar dentro de 20 ou 30 anos", relatou Barrett.

"Não sei se conseguimos, mas pelo menos este foi o nosso objetivo".