Topo

Objetos que pertenceram ao pintor Renoir são leiloados nos EUA

De Nova York (EUA)

22/08/2013 19h03

Documentos, cartas, objetos pessoais e artísticos do pintor francês Pierre-Auguste Renoir serão vendidos no dia 19 de setembro em Nova York, por um valor total estimado em 3 milhões de dólares, anunciou a casa de leilões Heritage Auctions.

"A coleção é um olhar íntimo na vida privada e profissional do magistral pintor, através de um tesouro de importantes documentos, incluindo a sua certidão de casamento, fotografias e cartas escritas por Renoir para amigos e contemporâneos, como Monet, Manet e Rodin", indicou a Heritage Auctions em um comunicado.

Entre os objetos da "Renoir Estate Collection" que serão leiloados está desde seu conhecido lenço de bolinhas até o pequeno modelo em gesso de sua escultura "A Grande Vênus Victrix", recentemente encontrada na França.

"A coleção do nível da de um museu é extraordinária em seu conjunto e revela muito sobre o homem e sua obra", disse Brian Roughton, diretor de belas artes da Heritage Auctions.

"Percorre cada parte de sua vida e é a última vez que esta coleção aparecerá inteira", acrescentou.

A Heritage Auctions espera arrecadar cerca de 3 milhões de dólares pelos 143 lotes em leilão, afirmou à AFP Noah Fleisher, assessor de imprensa da casa de leilões.

O arquivo de Renoir permaneceu com seus herdeiros até 2005, quando foi leiloado e vendido em um só lote aos seus atuais proprietários.

Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) foi mais identificado com o movimento impressionista, embora também tenha produzido obras com outros estilos.

Entre suas obras mais conhecidas estão "O Baile no Moulin de la Galette" (1876), "Almoço dos Remadores" (1881) e "As Grandes Banhistas" (1884-1887).

A velhice de Renoir foi marcada por uma grave artrite, que não o impediu de manejar o pincel, que ele amarrava nas mãos. O pintor morreu aos 78 anos.