Topo

Astro de "Prison Break" se declara gay e rejeita convite para festival russo

22/08/2013 14h49

S¥O PETERSBURGO, 22 Ago 2013 (AFP) - O ator americano Wentworth Miller, astro da série americana "Prison Break", anunciou que não participará do Festival de Cinema de São Petesburgo para denunciar o tratamento aos homossexuais na Rússia, onde uma lei considerada homofóbica foi recentemente adotada, em uma carta aberta divulgada nesta quinta-feira.

"Agradeço por seu gentil convite. Como alguém que gostava de visitar a Rússia no passado e também pode reivindicar um grau de ascendência russa, eu ficaria feliz em dizer que sim. No entanto, como um homem gay, eu devo recusar", escreveu na carta endereçada à diretora do festival.

"Estou profundamente preocupado com a atual atitude de tratamento de homens e mulheres homossexuais pelo governo russo", prosseguiu.

"A situação não é, de maneira alguma, aceitável e eu não posso, em sã consciência, participar de uma ocasião comemorativa organizada por um país onde as pessoas, como eu, estão tendo sistematicamente negado o direito básico de viver e amar abertamente", explicou.

O presidente russo Vladimir Putin promulgou em junho uma lei que pune todo ato de "propaganda" homossexual diante de menores de idade. Os estrangeiros podem ser multados em 100.000 rublos (2.300 euros), serem presos por até 15 dias ou serem expulsos do país.

O texto é considerado discriminatório pelos defensores dos direitos humanos e pela comunidade gay, que temem que ela seja utilizada para reprimir os homossexuais. A lei provocou uma onda de críticas em todo o mundo.

Questionado pela AFP, o presidente do comitê de seleção do Festival de Cinema de São Petersburgo disse que a carta o surpreendeu, já que o ator já havia afirmado antes que não participaria do evento.

"Seu agente nos disse (em abril), sem ser por escrito, que ele provavelmente não viria", declarou Alexei Dounaevski.

"E de repente, ele nos envia um comunicado oficial, indicando que não virá. Porque é que ele não enviou em abril? Por que ele enviou agora?", acrescentou.

Wentworth Miller ficou famoso com a série "Prison Break", transmitida entre 2005 e 2009.

mak-lap/edy/dro/mr