Entretenimento

Alemanha critica métodos de Londres com o Guardian no caso Snowden

21/08/2013 09h17

BERLIM, 21 Ago 2013 (AFP) - O governo alemão criticou nesta quarta-feira os métodos utilizados pelo Reino Unido com o jornal The Guardian no caso Snowden e se declarou preocupado com a libertade de imprensa neste país.

Em uma entrevista ao jornal Berliner Zeitung, o delegado ministerial para os Direitos Humanos, Markus L¶ning, afirmou que Londres "ultrapassou a linha amarela" na questão.

No domingo, as autoridades britânicas prenderam durante nove horas o brasileiro David Miranda, companheiro de Glenn Greenwald, o jornalista do Guardian que publicou documentos obtidos com o americano Edward Snowden.

Na terça-feira, o jornal revelou que, sob pressão de Londres, se viu obrigado a destruir os documentos confidenciais utilizados para revelar o sistema de vigilância da agência americana NSA.

"Existem efetivamente motivos de preocupação. O Reino Unido tem uma longa e forte de tradição de respeito às liberdades, mas a forma como as autoridades retiveram David Miranda no aeroporto de Heathrow, eu considero inaceitável", disse L¶ning.

As autoridades britânicas justificaram a detenção em nome da lita antiterrorista, mas o delegado ministerial alemão não observa "vínculo algum com terrorismo" neste caso.

"A liberdade de opinião e a liberdade de imprensa são valores centrais da União Europeia", disse.

"Devemos defender estas liberdades na Europa e em todas as partes do mundo, os meios (de comunicação) estão aí para controlar as políticas tornando pública a informação. Não deve haver nenhuma dúvida a respeito".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo