Entretenimento

Descoberto no Chile assentamento humano com mais de 12.700 anos

09/08/2013 20h58

SANTIAGO, 09 Ago 2013 (AFP) - Cientistas do Chile e dos Estados Unidos descobriram vestígios do que teria sido um assentamento humano em uma região desértica próxima à cidade de Iquique, no norte chileno, que teria mais de 12.700 anos.

Segundo a pesquisa, o assentamento teria sido construído por um povo "nômade-caçador" na região conhecida como Quebrada Maní 12, 1.870 km ao norte de Santiago, em uma região de extrema seca no deserto e que não tinha sido muito explorada por arqueólogos.

"Os caçadores-coletores subsistiam dependendo do que a natureza lhes dava. Não produziram seus alimentos. No sítio Quebrada Maní descobrimos que os instrumentos que usavam eram de pedra e de madeira", indicou a arqueóloga Paula Ugalde em um comunicado do Centro de Pesquisas do Homem no Deserto (Chile), difundido esta sexta-feira.

Durante a investigação, que começou em 2005, foram encontradas mais de mil peças, entre elas pontas de projétil, ferramentas como facas, raspadores de pedra, conchas marinhas e pedra vulcânica, o que indica que neste local viviam pessoas que circulavam entre o mar e a cordilheira, segundo os cientistas.

O assentamento é o mais antigo encontrado até o momento no norte do Chile. A região conhecida como Monte Verde, na região de Los lagos, no sul chileno, é o assentamento humano mais antigo da América, com 14.420 anos.

O estudo será publicado na revista internacional Quaternary Science Reviews.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo