Topo

Karen Black, atriz de 'Sem destino', morre aos 74 anos

08/08/2013 22h20

LOS ANGELES, California, 09 Ago 2013 (AFP) - A atriz americana Karen Black, indicada ao Oscar por "Cada um vive como quer" (1970) e estrela de "Nashville" e "Sem destino", faleceu nesta quinta-feira, aos 74 anos, por complicações de câncer, informou seu marido.

"Com grande tristeza, devo informar que minha mulher e minha melhor amiga, Karen Black, acaba de morrer há alguns minutos", escreveu Stephen Eckelberry em sua página no Facebook nesta quinta à tarde.

"Obrigado a todos por suas orações e amor, significavam muito para ela, assim como significam para mim", completou.

Na véspera, Eckelberry havia escrito a última atualização sobre a saúde de sua mulher no blog da atriz, onde ela costumava se comunicar com os fãs.

Depois de ser diagnosticada com um carcinoma ampular (no sistema digestivo) em 2010, "a saúde de Karen se deteriorou a um ritmo alarmante", desabafou Eckelberry no karenblackactress.blogspot.com.

Seu primeiro papel importante foi em 1966, no filme de Francis Ford Coppola "A noite é perversa". Depois, teve um pequeno papel em "Sem destino", com Jack Nicholson, em 1969.

Ficou mais conhecida pela atuação no drama de Bob Rafelson "Cada um vive como quer", no qual interpretou a namorada insegura do protagonista.

O filme, também estrelado por Nicholson, recebeu quatro indicações ao Oscar e deu a Karen seu primeiro Globo de Ouro, em 1970. O segundo veio por seu papel de coadjuvante na versão de 1974 de "O grande Gatsby". Robert Redford era o endinheirado galã.