Topo

Flórida: 27% falam segundo idioma, com forte avanço do espanhol

06/08/2013 23h09

MIAMI, Flórida, 07 Ago 2013 (AFP) - Mais de 27% da população da Flórida fala um segundo idioma depois do inglês, o que reflete o forte avanço do espanhol entre as segundas línguas faladas nos Estados Unidos, mostrou um censo realizado até 2011 e divulgado nesta terça-feira.

Os números da Flórida, estado que abriga comunidades de toda a parte da América Latina em suas cidades mais ao sul (de Orlando a Miami), apontam que cerca de 3,6 milhões de pessoas acima dos cinco anos falam espanhol ou francês crioulo, além do inglês, de acordo com o relatório do Escritório Nacional do Censo dos EUA.

Entre os 19,3 milhões de pessoas que moram na Flórida, o outro idioma mais falado além do inglês é o francês (ou francês-crioulo, com 500 mil pessoas), línguas maternas de várias ilhas do Caribe, especialmente no Haiti, cuja diáspora mais significativa está no sul da Flórida.

Os outros idiomas mais falados na Flórida, além do inglês, são o português (86 mil), o alemão (70 mil), o vietnamita (60 mil) e o chinês (58 mil).

O estudo foi realizado até 2011 e marcou um aumento de pelo menos 2 pontos percentuais das pessoas que falam outro idioma em casa que não o inglês, em comparação com uma análise similar feita em 2007.

O percentual de pessoas que falam espanhol em casa aumentou de 12%, em 2005, para 12,9%, em 2011. Em contraste, ressaltou a análise do censo, o percentual de pessoas que falam espanhol em casa e falam o inglês "menos que muito bem" teve leve retrocesso em relação a 2007 (de 5,7% para 5,6%).

De acordo com o censo, a quantidade de pessoas que falam idiomas diferentes do inglês em casa varia amplamente de um estado para outro: desde 44% da população da Califórnia - um estado com grande quantidade de comunidades asiáticas, do México e da América Central - até 2% na Virgínia.

A cidade de Laredo, no Texas (centro-sul dos Estados Unidos), é uma das zonas metropolitanas do país, onde se fala espanhol, que conta com o maior percentual de pessoas (92%) que falam em casa um idioma que não é o inglês. A comunidade hispânica é a primeira minoria nos EUA, com mais de 51 milhões de habitantes.

Segundo o censo, das 60,6 milhões de pessoas que falam outra língua além do inglês quase dois terços (37,6 milhões) falam o espanhol.

Em nível nacional, o chinês como segundo idioma mais falado é utilizado por 2,8 milhões de pessoas.