Entretenimento

Sílex de 1,4 milhão de anos descoberto na Espanha

24/07/2013 13h28

MADRI, Comunidad de Madrid, 24 Jul 2013 (AFP) - Os arqueólogos que trabalham no sítio pré-histórico de Atapuerca, norte da Espanha, anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de um sílex de 1,4 milhão de anos, ou seja, o vestígio da presença humana mais antigo encontrado no local.

O sílex, de 3 centímetros de espessura, foi descoberto dois metros abaixo da área em que, em 2007, foi encontrada a mandíbula mais antiga da Europa, de 1,2 milhão de anos.

O fragmento corresponde a uma faca entalhada há 1,4 milhão de anos, conforme explicou um dos chefes da escavação, Eduald Carbonell, ao apresentar os resultados do trabalho.

"Acreditamos que, com esta descoberta, nos aproximamos do limite aceito para a primeira ocupação da Europa Occidental, que se situa em 1,5 milhão de anos", enfatizaram os especialistas.

De uma riqueza excepcional, os sítios da Serra de Atapuerca, perto de Burgos, cobrem um período que remonta a 1,5 milhão de anos.

Ferramentas de pedra descobertas nesse local confirmam a continuidade do povoamento humano na Europa desde que este se originou, há aproximadamente 1,5 milhão de anos, até o aparecimento do Homo antecessor, há 850.000 años, explicaram ainda.

Estas descobertas contradizem, assim, as hipóteses de alguns pesquisadores, que explicavam o povoamento da Europa a partir da suecessão de pequenas ondas de hominídeos sem continuidade no tempo e condenadas à extinção, ante sua incapacidade de adaptar-se a novos espaços, concluíram.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo