Entretenimento

EUA: empresas e associações civis pedem transparência

18/07/2013 22h17

WASHINGTON, District of Columbia, 19 Jul 2013 (AFP) - Vários grandes grupos do setor de tecnologia, como Facebook, Google e Apple, e diversas organizações civis solicitaram nesta quinta-feira a publicação por parte do governo dos EUA de "relatórios de transparência" sobre seus programas de vigilância.

Esses informes devem incluir o número total de solicitações de informação feita pelas autoridades, assim como o número de pessoas afetadas, escreveram em uma carta publicada nesta quinta-feira.

Os signatários pedem ainda que as empresas tenham autorização para publicar esses dados.

A carta é dirigida ao presidente Barack Obama, ao diretor de Inteligência Nacional (DNI), James Clapper, que dirige todas as agências do setor, e a diversos membros do Congresso.

O documento foi assinado por 22 empresas, entre elas AOL, Apple, Facebook, Google, Microsoft, Twitter e Yahoo!, fundos de investimento e 36 organizações profissionais ou de defesa dos direitos civis.

A iniciativa foi tomada após a polêmica provocada pelas revelações, há algumas semanas, do ex-consultor de inteligência Edward Snowden sobre a existência de grandes programas secretos de serviços de informação americanos.

"A democracia supõe prestar contas e prestar contas requer transparência", comentou Kevin Bankston, responsável pelo Centro pela Democracia e a Tecnologia, que assina a carta.

"Como faltam ao povo americano as informações básicas sobre a amplitude da vigilância na Internet por parte do governo, são informações que as empresas estariam dispostas a compartilhar com seus usuários, se não estivessem censuradas pelo governo", completou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo