Entretenimento

Símbolo da República Francesa inspirado no movimento Femen

15/07/2013 12h46

PARIS, França, 15 Jul 2013 (AFP) - A edição de um novo selo postal com a efígie feminina símbolo da República francesa causou polêmica no país, uma vez que seu desenho foi inspirado na imagem da fundadora do movimento feminista Femen.

Denominada Marianne, a imagem simbólica da República e dos valores nascidos da Revolução Francesa é uma mulher representada com o torso nu.

O novo selo, desenhado por David Kawena e Olivier Ciappa, foi apresentado no domingo, dia da festa nacional francesa, pelo presidente François Hollande.

Horas depois, Ciappa afirmou em seu Twitter que o desenho foi inspirado em grande parte na ucraniana Inna Shevchenko, fundadora do movimento Femen.

Contactado pela AFP, o desenhista matizou suas declrações. "Inna Shevchenko não é a única inspiração desse selo, que é uma mistura de personagens reais", afirmou, citando a atriz Marion Cotillard e a ministra da Justiça, Christiane Taubira.

Ele considerou, no entanto, que o fato de Marianne ser representada com os seios nus seria sem dúvida uma Femen, por significar a luta por valores como liberdade, igualdade e fraternidade.

Esse anúncio desencadeou uma avalanche de críticas por parte da direita conservadora.

Por sua parte, Inna Shevchenko disse à AFP que, através de Mariannne, "a França reconheceu o papel das mulheres que lutam e é um símbolo para o mundo inteiro".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo