Topo

Vinte e quatro pessoas ficam feridas em corrida de touros de São Firmino

13/07/2013 11h41

PAMPLONA, Espanha / Autonomous Region of Navarre, 13 Jul 2013 (AFP) - Uma debandada deixou 23 pessoas feridas, uma delas em estado grave, neste sábado na chegada da tradicional corrida de touros de São Firmino, em Pamplona, no norte da Espanha, anunciaram os serviços de emergência.

O incidente aconteceu quando alguns corredores caíram pelo caminho impedindo a entrada dos demais na arena dos touros, o ponto de chegada da corrida e um dos locais mais perigosos deste percurso de 848,6 metros pelas ruas da cidade.

Um engarrafamento se formou neste momento, enquanto dois dos seis touros que participavam do "encierro" correram por cima da massa humana, atropelando alguns dos corredores.

Vinte e quatro pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas, incluindo um espanhol de 19 anos que está em estado grave, indicou à imprensa o médico Javier Sesma, do serviço de urgência do Hospital de Navarra.

"Ele sofreu uma lesão particularmente grave, um trauma no tórax com síndrome de asfixia", explicou o médico.

Um irlandês de 28 anos também está em estado grave, mas não corre risco de morte.

Dois dos feridos foram atingidos pelos chifres dos touros.

O conselheiro de Justiça e Interior do governo regional de Navarra, Javier Morrás, declarou que as autoridades analisam o que causou a debandada, que pôde ser vista ao vivo pela televisão.

Morrás explicou que uma das portas internas da arena se fechou durante a corrida, estreitando o acesso dos corredores, o que contribuiu para causar a confusão.

Este incidente é o primeiro do tipo desde o início das corridas de touros de São Firmino, que atraem todas as manhãs às 8h00, desde 7 de julho, milhares de corredores nas ruas de Pamplona, e que termina domingo.

Até o momento, 22 pessoas ficaram feridas.

Os "encierros" do festival, o mais famoso da Espanha, podem ser mortais: 15 corredores foram mortos desde 1911, o último, um espanhol, em 2009.

rlp/sg-pa/esb/mr