Topo

Principal bailarina do Bolshoi se nega a dançar por ter perdido destaque em espetáculo

Svetlana Zakharova, bailarina do Bolshoi, em espetáculo com a companhia de balé russs - AFP PHOTO / TIMOTHY A. CLARY
Svetlana Zakharova, bailarina do Bolshoi, em espetáculo com a companhia de balé russs Imagem: AFP PHOTO / TIMOTHY A. CLARY

Moscou

04/07/2013 10h30

A principal bailarina do Bolshoi, Svetlana Zakharova, negou-se a dançar em uma estreia do balé Oneguin previsto para a próxima semana, informou à AFP o porta-voz do grupo, em um novo revés para o famoso teatro russo, que vem perdendo vários artistas nos últimos meses.

Zakharova chegou a aparecer na TV pública participando nos ensaios deste balé coreografado pelo sul-fricano John Cranko junto ao bailarino americano David Hallberg.

"Ela não vai dançar. Está ausente do teatro e não atende ao telefone", acrescentou um porta-voz do teatro, afirmando, no entanto, que a bailarina participará no giro do Bolshoi em Londres, em agosto. O jornal Izvestia, ligado ao poder, escreveu que a bailarina aborreceu-se porque descobriu que não teria um destaque maior no espetáculo.

Recentemente, a companhia esteve envolvida em outro grande problema, o diretor artístico Sergei Filin foi queimado em um ataque com ácido supostamente planejado por um bailarino e está quase cego apesar de 18 cirurgias para salvar sua visão