Entretenimento

Médico americano devolve ossos de braço a soldado vietnamita

01/07/2013 08h45

HANõI, 01 Jul 2013 (AFP) - Um médico americano informou nesta segunda-feira ter devolvido os ossos cuidadosamente preservados do braço de um soldado vietcongue ao seu proprietário, mais de 40 anos após sua amputação durante a Guerra do Vietnã.

O braço, retirado em uma operação em 1966, foi devolvido ao ex-soldado Nguyen Quang Hung em sua casa, na cidade de An Khe, na província de Gia lai, localizada em uma zona montanhosa do centro do Vietnã.

"Eu fui o guardião deste braço", disse o médico americano Sam Axelrad à AFP por telefone.

Ele acrescentou que se sentia incrivelmente feliz por ter podido devolver esta macabra recordação ao seu legítimo proprietário, que agora tem a intenção de utilizá-lo para exigir uma aposentadoria de veterano de guerra.

O ex-soldado vietcongue Hung chegou à base do doutor Axelrad em 1966, à beira da morte com gangrena depois de ter sido baleado.

"Quando amputei seu braço, nossos médicos tiraram a sua carne, o reforçaram com arames, e o entregaram a mim", declarou Axelrad, de 74 anos, de Houston (Estados Unidos).

Por sua vez, Hung indicou que tinha a esperança de utilizar tanto os ossos de seu braço quanto o testemunho de Axelrad para provar que foi ferido durante a guerra e solicitar uma aposentadoria do Estado.

"Todos os meus arquivos militares se perderam, de modo que não fui considerado um inválido de guerra. Tenho a esperança de que este osso me permita obter o respaldo oficial para os veteranos de guerra", afirmou.

Três milhões de civis e soldados vietnamitas morreram durante a guerra, que também custou a vida de quase 60.000 soldados americanos até terminar, em 1975, com a reunificação do Vietnã.

tmh-ceb/sm/it/pc/ma

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo