Topo

Morre Maurice Nadeau, grande descobridor de gênios literários

O crítico francês Maurice Nadeau, em foto de 2001 Imagem: Alain Azambuja/Folhapress

17/06/2013 08h58

O editor, crítico e escritor francês Maurice Nadeau, que contribuiu para a descoberta de escritores do porte de Samuel Beckett, Henry Miller, Witold Gombrowicz, Alexander Solzhenitsin e Michel Houellebeck, fundador em 1966 da revista 'La Quinzaine Littéraire', faleceu no domingo (16) aos 102 anos, anunciou seu filho Gilles Nadeau.

"Meu pai faleceu no domingo às seis da tarde em casa, ao lado dos familiares", disse Gilles Nadeau.

"A redação da 'Quinzaine Littéraire' está comovida", completou Gilles.

Nadeau, nascido em 21 de maio de 1911 em Paris, editou obras de escritores como Beckett, Miller, Gombrowicz, Solzhenitsyn e Georges Perec.

Nadeau, órfão após a morte do pai na I Guerra Mundial, concluiu os estudos universitários en la Escola Normal Superior, berço da elite intelectual francesa.

Em 1945, ao fim da II Guerra Mundial, militou em um grupo trotskista e trabalhou na primeira versão do jornal Libération, fundado por dirigentes da resistência.

Mais tarde trabalhou como editor para diferentes editoras até criar a sua própria, a Les Lettres Nouvelles, que publicou, entre outros, René Char, Henri Michaux, Raymond Queneau, Nathalie Sarraute, Claude Simon, Roland Barthes e Yves Bonnefoy.

Nadeau é o autor de uma reconhecida 'História do Surrealismo' (1948) e de um livro de memórias, 'Uma Vida na Literatura' (2002).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Morre Maurice Nadeau, grande descobridor de gênios literários - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade