Topo

Justiça grega anula fechamento da radiotelevisão pública

17/06/2013 16h56

ATENAS, 17 Jun 2013 (AFP) - O Conselho de Estado grego, a maior jurisdição administrativa do país, suspendeu nesta segunda-feira "temporariamente" a decisão do governo de fechar a radiotelevisão pública ERT e ordenou sua reabertura até que seja criado um novo organismo audiovisual público.

Após um recurso do sindicato da ERT contra o fechamento surpreendente da rede de televisão, na terça, o Conselho de Estado pede aos ministros encarregados a sua reabertura "temporária", indicou uma fonte judicial.

O fechamento da ERT, decidido sem a anuência dos outros dois partidos da coalizão governamental (socialistas e esquerda democrática) foi ordenado na noite de terça pelo primeiro-ministro conservador Antonis Samaras e pelo ministro das Finanças, Yannis Stournaras.

Esta decisão causou a eliminação do sinal da ERT, com o posterior cerco do prédio pelas forças de ordem.

A justiça pediu a Stournaras e ao ministro encarregado da Informação, Simos Kédikoglou, que façam o possível para garantir a programação da radiotelevisão pública até a criação do novo organismo audiovisual.

O anúncio da decisão judicial foi seguido de aplausos pelas milhares de pessoas reunidas diante da sede da ERT, no subúrbio de Atenas, que há uma semana registra manifestações de seus funcionários. Os jornalistas improvisavam programas de notícias transmitidos por vários sites e pela União Europeia de rádio e televisão (UER).

str-hec/im/dm