Topo

União Europeia de Radiodifusão pede reabertura de radiotelevisão pública grega

14/06/2013 08h19

ATENAS, 14 Jun 2013 (AFP) - A União Europeia de Radiodifusão (UER) pediu que o governo grego revogue sua decisão sobre o fechamento da radiotelevisão pública ERT e restabeleça seu sinal, indicou nesta sexta-feira seu presidente, Jean-Paul Philippot, em uma coletiva de imprensa na sede da ERT em Atenas.

"Em uma carta ao ministro grego das Finanças (...) pedimos que seja revogada a decisão" sobre o fechamento da ERT, ocorrido de forma brutal na terça-feira, e seu sinal seja restabelecido, disse Philippot, que viajou a Atenas para apoiar a reabertura da ERT.

O presidente da UER, uma aliança que reúne 56 meios de comunicação públicos na Europa e em seus arredores, viajou a Atenas para apoiar a reabertura da ERT, cujo fechamento provocou fortes reações na Grécia e no exterior. Philippot defendeu a manutenção "da independência, da liberdade de expressão e do pluralismo" das radiotelevisões públicas.

Na quarta-feira, a UER já havia anunciado o fechamento da ERT após uma decisão do primeiro-ministro conservador Antonis Samaras. Desde então, a radiotelevisão transmite programas produzidos pelos jornalistas gregos da ERT, que ocupam a sede da estação em Aghia Paraskevi, na periferia norte da capital grega.

Philippot indicou, no entanto, que "o futuro da ERT significa uma importante reestruturação e uma nova organização, mas não é responsabilidade da UER", que só quer expressar sua solidariedade e defender "a independência e a viabilidade das televisões públicas".

im-hec/me/pc/ma