Topo

Informante da CIA deve prestar contas', diz secretário da Justiça

14/06/2013 11h02

BRUXELAS, 14 Jun 2013 (AFP) - O secretário americano de Justiça, Eric Holder, afirmou nesta sexta-feira que Edward Snowden, fonte dos vazamentos sobre os programas de vigilância dos Estados Unidos deve "prestar contas" à justiça.

"Uma investigação está em andamento sobre o caso e posso garantir a vocês que a pessoa responsável por esses vazamentos extremamente prejudiciais prestará contas", declarou Holder em uma coletiva de imprensa em Dublin retransmitida pelos serviços audiovisuais da Comissão Europeia em Bruxelas.

Holder, que se reuniu pouco antes com as comissárias europeias Viviane Reding (Justiça) e Cecilia Malmstr¶m (Assuntos Internos), foi questionado a respeito do motivo pelo qual os tribunais dos Estados Unidos ainda não lançaram um mandato de julgamento contra o ex-funcionário de uma empresa terceirizada da NSA, a Agência Americana de Segurança.

Edward Snowden, refugiado desde 20 de maio em Hong Kong, afirmou na quarta-feira que quer permanecer no território autônomo chinês para "lutar contra o governo dos Estados Unidos nos tribunais".

"Os vazamentos minaram a segurança nacional dos Estados Unidos, colocando em risco a segurança do povo americano e a segurança das pessoas nos países aliados. Estou confiante de que a pessoa responsável será responsabilizada" garantiu Holder.

Diretor do FBI, Robert Mueller confirmou quinta-feira que uma investigação criminal foi lançada contra Snowden.