Entretenimento

Resgatadas peças maias em terreno no oeste de El Salvador

10/06/2013 20h11

SAN SALVADOR, 10 Jun 2013 (AFP) - Uma equipe de especialistas de El Salvador anunciou esta segunda-feira o resgate de um lote de peças arqueológicas de origem maia, onde se constrói um complexo habitacional no município de Colón, 25 km a oeste de San Salvador, informou uma fonte oficial.

"A partir de um aviso cidadão sobre a descoberta de material arqueológico se fez uma inspeção que deu como resultado que procedêssemos a um resgate arqueológico em um lugar denominado Nuevo Lourdes Poniente", assegurou o técnico em arqueologia da Secretaria de Cultura, Julio Alvarado.

Um total de seis grandes panelas de barro, vários fragmentos de cerâmica e pedaços de obsidiana - entre outras - que datam do período clássico tardio (entre os anos 600 e 900 depois de Cristo) foram escavados de um terreno contíguo ao desenvolvimento habitacional.

No local, a equipe de arqueólogos também escavou parte de uma ossada humana que poderia datar do mesmo período.

A zona onde foram resgatadas as peças é considerada "uma das mais ricas em sítios arqueológicos" no país, lembrou Alvarado.

"Por suas características e sua data, podemos dizer que as peças que conseguimos resgatar são de origem maia", afirmou o especialista, após indicar que no mesmo local foram encontrados vestígios de sulcos de cultivos e de um muro de adobe (mistura de barro e palha).

A poucos quilômetros da região de Colón, onde foram resgatadas as peças, se encontra o Sítio Arqueológico San Andrés, assim como o Sítio Arqueológico de Joia de Cerén, o único vestígio pré-colombiano em território salvadorenho, considerado Patrimônio da Humanidade.

Alvarado destacou que os trabalhos de escavação em busca de peças ou outros vestígios arqueológicos em Nuevo Lourdes Poniente, que começaram em 27 de maio passado, terminarão ao final desta semana.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo