Entretenimento

Líder da extrema direita pede que França conceda asilo a Edward Snowden

10/06/2013 19h58

PARIS, 10 Jun 2013 (AFP) - A líder da extrema direita política francesa, Marine Le Pen, do partido Frente Nacional, pediu nesta segunda-feira que a França conceda asilo político ao americano Edward Snowden, ex-agente da CIA e fonte das revelações sobre o programa americano de vigilância eletrônica.

De acordo com Le Pen, deputada do Parlamento Europeu, Snowden "deve ser deixado em condições de segurança o mais rápido possível", porque "teve a coragem e o imenso mérito de revelar à humanidade uma ameaça muito grave contra a democracia e as liberdades públicas".

Tradicionalmente Le Pen critica asperamente a concessão de asilo em seus discursos contra a imigração. Durante a campanha presidencial francesa do ano passado, propôs dividir por cinco o número de refugiados aceitos na França.

Snowden está refugiado em Hong Kong, onde disse ser a fonte das revelações sobre o programa americano PRISM, sistema que permite que a Agência Nacional de Segurança (NSA) americana vigie os usuários da internet inclusive no exterior.

Diante do escândalo, Le Pen já havia pedido ao governo francês que exija as "explicações necessárias" às autoridades americanas.

Snowden disse nesta segunda que poderia solicitar asilo político à Islândia, país com a política mais próxima as suas convicções pessoais sobre a liberdade de expressão na internet.

Pouco depois, a Islândia anunciou que não havia recebido um pedido de Snowden e lembrou que qualquer pessoa que desejar obter asilo político nesse país deve entrar primeiro em seu território.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo