Morre escritor israelense Yoram Kaniuk, combatente da laicidade
O escritor e jornalista israelense Yoram Kaniuk, um dos grandes autores da literatura israelense, faleceu no sábado, aos 83 anos, em Tel Aviv, vítima de um câncer, informaram fontes médicas neste domingo (9).
Kaniuk, prestigiado em Israel e no exterior, produziu uma vasta obra que inclui 20 romances. Foi traduzido e publicado fora de seu país, especialmente na França. "Exodus, a odisseia de um comandante" é um de seus títulos disponível em português.
Nascido em 2 de maio de 1930, em Tel Aviv, Kaniuk se alistou muito jovem no Palmaj, a milícia paramilitar sionista e, depois, uniu-se ao novo Exército do Estado de Israel. Esquerdista e militante em favor da paz, também era conhecido por sua incansável luta pela separação entre Estado e religião.
Yoram Kaniuk recebeu neste domingo a homenagem do presidente israelense, Shimon Peres, que considerou sua morte "uma grande perda para a literatura, a cultura e a alma de Israel".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.