Topo

Ex-diretor da CIA vazou dados confidenciais para filme sobre caça a Bin Laden

06/06/2013 12h43

WASHINGTON, 06 Jun 2013 (AFP) - O ex-chefe da CIA Leon Panetta revelou detalhes confidenciais ao roteirista de "A Hora Mais Escura", o filme sobre a caça de Osama bin Laden, de acordo com documento do Pentágono divulgado nesta quarta-feira por um grupo de investigação independente.

O relatório preliminar feito pela Inspeção Geral do Pentágono ainda não foi publicado, mas foi obtido pelo Projeto para a Supervisão do Governo (Pogo, na sigla em inglês), uma companhia independente especializada em investigações do governo americano.

A investigação pode ser um novo problema para Barack Obama, cujo governo tem defendido uma postura rígida na contenção do vazamento de informações confidenciais. O documento divulgado sugere que a Casa Branca se mostrou disposta a ajudar os cineastas a contar a "bem-sucedida" caçada de Bin Laden, chefe da rede Al-Qaeda.

Segundo a Inspeção Geral do Pentágono, Panetta, agora secretário da Defesa, revelou detalhes "top secret" da operação que resultou na morte de Bin Laden, durante uma cerimônia na sede da CIA em homenagem aos que participaram da caçada. O roteirista do filme, Mark Boal, compareceu ao evento.

"Durante a cerimônia de reconhecimento, o diretor Panetta identificou exatamente a unidade que realizou o ataque e deu o nome de quem dirigia as operações no terreno", acrescentou o relatório, que também menciona outra informação sigilosa revelada nessa ocasião pelo então chefe da CIA.

A investigação foi solicitada pelo legislador republicano em Nova York, Peter King, então presidente da Comissão de Segurança Nacional na Câmara de Representantes.

O congressista republicano acusou o governo de Obama de tentar de destacar sua principal conquista de política externa - a eliminação do líder da Al-Qaeda - por conta da campanha presidencial de 2012.

O Pentágono se negou a comentar a informação revelada por Pogo, mas um porta-voz da Inspeção Geral garantiu que ainda está trabalhando na investigação.