Topo

Espanhol Antonio Muñoz Molina vence o Príncipe das Astúrias das Letras

Escritor espanhol Antonio Muñoz Molina - Kote Rodrigo/EFE
Escritor espanhol Antonio Muñoz Molina Imagem: Kote Rodrigo/EFE

05/06/2013 08h09

O escritor espanhol Antonio Muñoz Molina foi anunciado nesta quarta-feira (5) como o vencedor do prêmio Príncipe das Astúrias das Letras, o primeiro autor de língua espanhola a receber o prêmio em 13 anos.

Dezoito escritores de 11 países concorriam ao Príncipe das Astúrias das Letras este ano, entre eles o japonês Haruki Murakami, o irlandês John Banville e o espanhol Luis Goytisolo.

O prêmio não era concedido a um escritor de língua espanhola desde 2000, quando o guatemalteco Augusto Monterroso foi agraciado. O autor nasceu na cidade Úbeda, em 1956, e já recebeu alguns dos prêmios literários mais importantes de seu país e da Europa.

Muñoz Molina, que começou como articulista e foi diretor do Instituto Cervantes de Nova York, é autor de obras como "Carlota Fainverg", "Sefarad", "Vento da Lua" e Lua cheia", que recebeu o Prêmio Femina (França) de melhor romance estrangeiro de 1998 e foi filmado pelo cineasta Imanol Uribe

O Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras foi concedido no ano passado para o romancista americano Philip Roth. Este foi o quinto dos oito prêmios destinados todos os anos pela Fundação Príncipe das Astúrias a ser anunciado.

O de Artes foi concedido para o cineasta austríaco Michael Haneke; o de Ciências Sociais para a socióloga holandesa Saskia Sassen; o de Comunicação e Humanidades para a fotógrafa americana Annie Leibovitz; e o de Pesquisa Científica e Técnica para o físico teórico britânico Peter Higgs, o belga François Englert e o Centro Europeu de Física de Partículas (CERN).

Os Prêmios Príncipe das Astúrias, uma escultura de Joan Miró, serão entregues em outubro, em Oviedo, e estão avaliados em US$ 65.354.

*Com informações da EFE