Entretenimento

Ex-confidente de informante do Wikileaks vai depor no julgamento

04/06/2013 12h25

FORT MEADE, Estados Unidos, 04 Jun 2013 (AFP) - O hacker americano Adrian Lamo, que denunciou ao FBI o soldado Bradley Manning, seu confidente e responsável pelo vazamento de documentos confidenciais ao site WikiLeaks, vai prestar depoimento nesta terça-feira, segundo dia do julgamento contra o ex-militar.

O anúncio foi feito aos jornalistas por um analista jurídico militar nesta terça, poucos minutos antes do início da audiência na base militar de Fort Meade, Maryland, perto de Washington.

Adrian Lamo conversava pela internet com Bradley Manning quando este trabalhava no Iraque como analista de inteligência do Exército americano, entre novembro de 2009 e maio de 2010.

O soldado confidenciou que fazia o download de documentos das bases de dados a que tinha acesso e os transmitia ao site WikiLeaks, como admitiu o próprio acusado. Lamo terminou por denunciar Manning ao FBI, o que provocou a detenção do jovem militar em maio de 2010.

Adrian Lamo, citado pela promotoria, vai testemunhar diante da juíza militar Denise Lind após os depoimentos de David Shaver e Mark Janson, investigadores do Exército que decifraram o computador pessoal de Manning, assim como CD-Roms, discos rígidos e outros suportes.

Bradley Manning pode ser condenado à prisão perpétua se for considerado culpado da acusação de "conluio com o inimigo" por ter divulgado mais de 700.000 documentos militares e diplomáticos confidenciais ao site WikiLeaks.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo