Topo

Departieu pode ser multado e perder habilitação por conduzir bêbado

24/05/2013 08h48

MOSCOU, 24 Mai 2013 (AFP) - A promotoria francesa pediu que Gérard Depardieu seja multado e perca a carteira de habilitação por dez meses. O ator foi pego pilotando uma motocicleta bêbado no final de novembro, em Paris.

Na ocasião, o astro apresentou uma taxa de 1,8 grama de álcool por litro de sangue - muito superior ao limite atual da França, 0,5 grama. Ele havia caído da moto que conduzia, mas não ficou ferido e nem machucou outras pessoas.

O ator, que está rodando um filme na Chechênia, enviou um advogado para o representar no tribunal nesta sexta-feira, em Paris. Sua presença não era considerada essencial.

O advogado disse que Depardieu "está morando atualmente na Bélgica". O francês, de 64 anos, conseguiu a nacionalidade russa em janeiro, depois de uma polêmica com o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault.

Isso ocorreu após o ator ter decidido se mudar para a Bélgica por discordar da política fiscal da França.

É possível que o tribunal pronuncie ainda nesta sexta-feira a decisão. Quem dirige embriagado na França pode ser punido com uma multa de 4.500 euros e até dois anos de prisão.