Topo

Peça "Deus é um gângster" será apresentada na Romênia sob proteção policial

Ator Nick Mancuso é aplaudido na estreia da peça é "Deus é um gângster", em outubro, na Romênia - AFP
Ator Nick Mancuso é aplaudido na estreia da peça é "Deus é um gângster", em outubro, na Romênia Imagem: AFP

17/05/2013 09h16

Uma peça de teatro escrita pelo ator canadense Nick Mancuso e intitulada "Deus é um gângster" será apresentada no sábado (18) sob proteção policial no Teatro Nacional de Timisoara, no oeste da Romênia, devido às ameaças à direção do teatro, afirmou nesta sexta-feira a polícia.

Policiais à paisana assistirão à apresentação e as forças de segurança também estarão mobilizadas nos arredores para reagir em caso de necessidade, indicou o chefe-adjunto da polícia de Timisoara, o comissário Daniel Langa.

Estas medidas respondem a uma carta na qual um homem ameaça a direção do teatro de "tratamentos cruéis" se não cancelar a apresentação desta peça que, a seu ver, atenta contra Deus.

Alguns dias antes, representantes de todo os cultos cristãos de Timisoara, a terceira cidade da Romênia, pediram publicamente à direção do teatro que "mude o nome da obra" para transmitir uma mensagem "correspondente" aos valores cristãos.

Mais de 97% dos romenos se declararam cristãos no último censo realizado em 2011. A grande maioria da população (86%) é cristã ortodoxa.

Esta hostilidade repentina em direção a uma obra que já foi apresentada sete vezes sem problemas em Timisoara desde sua estreia, em outubro de 2012, surpreendeu a diretora do Teatro Nacional.

"Nada na peça de Nick Mancuso ofende os crentes ou a opinião de nenhum cidadão. Pelo contrário, a peça é uma meditação sobre o destino de alguns de nossos semelhantes e um chamado à compaixão", indicou à AFP Ada Hausvater.