Topo

Ai Weiwei expõe obra para denunciar problemas de segurança alimentar na China

17.mai.2013 - Um mapa da China feito com 1,8 mil latas de leite em pó compõe a instalação do artista chinês Ai Weiwei - Philippe Lopez/AFP
17.mai.2013 - Um mapa da China feito com 1,8 mil latas de leite em pó compõe a instalação do artista chinês Ai Weiwei Imagem: Philippe Lopez/AFP

17/05/2013 09h02

O artista dissidente chinês Ai Weiwei criou uma obra composta de mais de 1.800 caixas de leite em pó para denunciar os problemas de segurança alimentar na China.

Os escândalos vinculados à indústria alimentar são numerosos do país. Em 2008, produtos lácteos foram contaminados com melamina, uma substância que imita a presença de proteínas, o que provocou a morte de seis bebês e doenças crônicas em outros 300.000.

Desde então, a demanda de leite importado na China cresceu de maneira exponencial, provocando escassez em Hong Kong, que foi obrigado a limitar a quantidade de caixas de leite que os turistas podem levar do território.

A obra de Ai Weiwei, "Baby Formula 2013" (Leite em pó para bebês 2013), está composta de 1.815 caixas de sete marcas de leite diferentes.

"Esta obra trata de vários problemas", disse o artista à AFP.

"Um deles é a recente proibição dos habitantes do continente (China Popular) de comprar leite em pó (em Hong Kong) e levar para casa, e a pergunta é por quê os chineses do continente vão para Hong Kong para comprar leite em pó".

Os chineses podem comprar leite em pó em Hong Kong, mas desde 1 de março a quantidade está limitada a 1,8 quilos por viagem.

"Sabemos que no continente a segurança alimentar é um problema grave. Se deve especialmente à falta de controle e à decadência moral da indústria", destacou Ai.