Topo

Grécia prepara relatório para recuperar antiguidades roubadas por nazistas

10/05/2013 15h44

ATENAS, 10 Mai 2013 (AFP) - A Grécia prepara um dossiê para conseguir a devolução de antiguidades roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, declaram autoridades gregas nesta sexta-feira.

"Todos os registros arqueológicos estão sendo analisados" em busca de fotografias e croquis dos objetos perdidos, declarou a Secretaria de Cultura em um comunicado.

"As conclusões finais, cientificamente estabelecidas, sobre a questão dos tesouros culturais gregos roubados durante a ocupação nazista serão anunciadas nos próximos meses", indica o comunicado.

As buscas incluem relíquias bizantinas e pós-bizantinas que não tiveram sua destruição ou desaparecimento corretamente analisados, segundo a Secretaria.

Milhares de cerâmicas do neolítico, que também desapareceram da Grécia durante a ocupação (1941-1944), deverão ser devolvidas pela Alemanha.

"Os procedimentos para o repatriamento estão sendo concluídos", acrescenta o comunicado.

A Grécia tem declarado nos últimos anos que se reserva o direito de exigir a devolução dos objetos por parte da Alemanha. O Ministério das Finanças redigiu em abril um relatório secreto no qual estimava, segundo a imprensa, as repatriações em 162 bilhões de euros.

Berlim, que concede grande parte da ajuda internacional à Grécia para salvar o país da bancarrota, rejeita qualquer nova indenização, justificando que já pagou "somas substanciais" em nome de repatriações da guerra.