Entretenimento

Bertolucci presidirá 70ª edição do Festival de Veneza

09/05/2013 11h39

ROMA, 09 Mai 2013 (AFP) - O renomado diretor de cinema italiano Bernardo Bertolucci presidirá o júri da 70ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que acontecerá de 28 de agosto a 7 de setembro, anunciaram os organizadores.

"Bertolucci pode ser considerado o cineasta italiano mais famoso do mundo", afirma em um comunicado a organização do festival de cinema mais antigo do mundo, criado em 1932.

Os diretores do festival recordaram que Bertolucci presidiu o júri em 1983, ano em que o Leão de Ouro foi concedido ao francês Jean-Luc Godard por "Carmen".

"Naquela época esperava que o cinema me surpreendesse e agradasse. Meus gostos não mudaram", disse o diretor, que aceitou com "enorme alegria" a missão.

Nascido na região de Parma, centro da Itália, Bertolucci, de 72 anos, dirigiu vários filmes, incluindo o premiado "O último imperador", que recebeu nove Oscars em 1988, além de outros prêmios internacionais.

Entre seus filmes estão "1900" (1976), "O Último Tango em Paris" (1972), "O Conformista" (1970), entre outros.

Em 2003 lançou "Os Sonhadores", ambientado na Paris da revolta estudantil de 1968.

O cineasta, que tem graves problemas nas costas e que usa uma cadeira de rodas há alguns anos, foi premiado em 2007 pelo Festival de Veneza com o Leão de Ouro por sua carreira. Em 2011 recebeu a Palma de Ouro por sua obra em Cannes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo