Entretenimento

Jornalista desaparecido estaria nas mãos da 'inteligência síria'

03/05/2013 13h26

BOSTON, Estados Unidos, 03 Mai 2013 (AFP) - O jornalista americano James Foley, desaparecido há seis meses na Síria, estaria detido por agentes dos serviços de inteligência sírios em um centro perto de Damasco, declarou nesta sexta-feira um porta-voz de sua família em Boston (norte).

O repórter independente de 39 anos, que realizou trabalhos para o GlobalPost, para a AFP e para outros meios de comunicação internacionais, desapareceu no noroeste da Síria no dia 22 de novembro de 2012 e não voltou a dar sinais de vida desde então.

"Acreditamos que Jim provavelmente foi detido por um grupo de milicianos pró-regime, conhecido sob o nome de Shabiha, e que depois foi entregue às forças governamentais sírias", afirmou em uma cerimônia o presidente e cofundador do meio de comunicação on-line GlobalPost, Phil Balboni, que também atua como porta-voz da família Foley.

"Estas novas informações sobre James Foley confirmam nossa esperança de vê-lo recuperar a liberdade o mais rápido possível. Já é hora de que James seja devolvido a sua família e aos seus entes queridos", declarou o presidente da AFP, Emmanuel Hoog.

Segundo Balboni, o centro onde James Foley estaria detido se localiza perto da capital Damasco em uma zona cujos arredores são controlados pelo governo sírio.

James Foley, um jornalista experiente que trabalhou em diversas zonas de conflito, foi detido no dia 22 de novembro por homens armados na província de Idlib, no norte do país, segundo testemunhas, e não voltou a ser visto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo