Topo

Freelancer da AFP ganha Pulitzer de Fotorreportagem

15/04/2013 17h40

NOVA YORK, 15 Abr 2013 (AFP) - O fotógrafo freelancer da Agence France-Presse (AFP) Javier Manzano ganhou nesta segunda-feira o Prêmio Pulitzer de Fotorreportagem por sua cobertura do conflito sírio, anunciou a organização responsável, em nota divulgada em Nova York.

Manzano levou o prêmio pelo que o Comitê considerou "uma foto extraordinária (...) de dois soldados rebeldes sírios, entrincheirados em suas posições, enquanto a luz do dia passava pelos buracos de bala deixados em um muro de metal próximo".

A foto, tirada em outubro de 2012 por Javier Manzano na cidade de Aleppo, mostra dois homens segurando rifles de assalto.

Javier nasceu no México e hoje vive em Istambul. O 'stringer', que deixou os EUA aos 18 anos, concentrou boa parte do seu trabalho em questões envolvendo a fronteira EUA-México. Ele começou a carreira como foto e vídeo-jornalista e, depois, passou pela televisão e pela mídia eletrônica.

Javier trabalha como freelancer cobrindo a guerra do narcotráfico no México, assim como as guerras no Afeganistão e na Síria desde que foi demitido da Rocky Mountain News, em 2009, acrescentou o website da organização responsável pelo Pulitzer.