Entretenimento

Magnata doa coleção cubista avaliada em US$ 1 bilhão ao Met de Nova York

Evan Agostini/AP
O empresário do ramo dos cosméticos Leonard Lauder em imagem de 2009 Imagem: Evan Agostini/AP

09/04/2013 23h53

O magnata dos cosméticos Leonard Lauder entregou ao Metropolitan Museum de Nova York sua coleção de arte cubista, que reuniu ao longo de quatro décadas, anunciou nesta terça-feira (9) a própria instituição.

O enorme presente, cujo valor é estimado em 1 bilhão de dólares pelo jornal The New York Times, inclui 78 obras de Picasso, Braque, Gris e Leger, e certamente "transformará o museu", assinala o comunicado.

"O presente de Leonard transformará o Metropolitan", disse o diretor executivo do museu, Thomas Campbell.

"Apesar de o Met ser único em sua capacidade de exibir mais de 5 mil anos de história da arte, durante muito tempo fomos carentes desta dimensão crucial do modernismo. Agora, o cubismo estará representado com algumas de suas grandes obras". "Este é um presente extraordinário para nosso museu e nossa cidade".

O Met também estabelecerá um novo centro de pesquisa de arte moderna, apoiado por 22 milhões de dólares doados por um grupo de pessoas, entre as quais figura Lauder.

Lauder, 80 anos, disse que o presente é "para as pessoas que vivem e trabalham em Nova York e para todos ao redor do mundo que vem para visitar nossas grandes instituições de arte".

"Escolhi o Met como forma de compartilhar esta coleção porque sinto que é essencial que o cubismo seja visto e estudado dentro das coleções de um dos maiores museus enciclopédicos do mundo".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo