Topo

Relíquia com sangue de Luis 16 é vendida por 19 mil euros em leilão

Em "Maria Antonieta", Jason Schwartzman e Kristen Dunst interpretaram, respectivamente, Luis 16 e a personagem-título - Reprodução
Em "Maria Antonieta", Jason Schwartzman e Kristen Dunst interpretaram, respectivamente, Luis 16 e a personagem-título Imagem: Reprodução

03/04/2013 17h50

Uma pequena caixa de mogno contendo um fragmento de linho com supostos traços do sangue de Luis 16 foi comprado nesta quarta-feira por 18.738 euros (24 mil dólares) em uma casa de leilões de Paris.

A peça, que teve seu preço avaliado entre 4 e 6 mil euros, foi adquirida por um colecionador francês apaixonado por Luis 16, indicou a casa de leilões Coutau Bégarie, organizadora da venda.

A relíquia está acompanhada de uma inscrição manuscrita com tinta sobre uma folha de papel que indica "Sangue precioso de Luis 16, 21 de janeiro de 1793. Entregue pelo coronel Joubert em 1829".

Com a Revolução Francesa, o monarca foi enviado para a prisão parisiense de Temple, em 1792, antes de ser julgado e de ter a cabeça cortada na guilhotina no dia 21 de janeiro de 1793.

Após a sua execução, as pessoas avançaram sobre seus pertences. Os cabelos, cortados pelo carrasco antes de sua execução, foram vendidos, explicou à AFP Cyrille Boulay, especialista em leilões.

Outros textos da época indicam que "os cidadãos encharcaram suas lanças e vestes com o sangue" do condenado à morte.

O pedaço de tela mede 20 x 16 cm. A pequena caixa (de 9 centímetros de altura por 13 cm de largura) também contém uma bolsa cheia de areia, "recolhida, provavelmente, no chão ao pé da guilhotina no dia em que o rei foi decapitado", segundo Boullay.

O especialista admitiu, no entanto, que não existe uma "prova absoluta" de que o sangue seja de Luis 16. "Para sabermos, um teste de DNA deveria ser feito", explicou.