Emmanuel Hoog candidato à reeleição à frente da AFP
Em um e-mail enviado aos funcionários da AFP, Hoog, de 50 anos, cujo mandato atual termina em abril, escreveu que "toda reforma deve ser de longo prazo". Ele ressaltou a necessidade do diálogo e citou "o combate para defender" as posições da agência, "principalmente frente a concorrência".
O Conselho de Administração da AFP se reunirá em 4 de abril para decidir a eleição da presidência.
Defendendo os resultados alcançados, "apesar da crise econômica e sistêmica da imprensa", Hoog afirmou que a AFP "enfrentou desafios por muito tempo ignorados: exigências de gestão ignoradas, investimentos sem suficiente financiamento e antecipação".
Hoog citou os cinco desafios prioritários da agência para "manter nos próximos anos um serviço de informação de qualidade mundial, confiável e independente". Entre os desafios estão "a atualização de suas ferramentas de trabalho", "a reestruturação de seu dispositivo técnico, administrativo e da redação" e o "fortalecimento dos serviços de crescimento mundial", em particular "o vídeo online" e o esporte.
O presidente da AFP é eleito pelo Conselho de Administração da agência e deve receber 12 de um total de 15 votos, um consenso entre os administradores representantes da imprensa, audiovisual e governo.
Emmanuel Hoog, ex-presidente do Instituto Nacional de Audiovisual, foi eleito em 15 de abril de 2010 à frente da AFP. Dez candidatos disputaram a sucessão de Pierre, que renunciou durante o seu segundo mandato para trabalhar no grupo France Télécom.
A Agência France-Presse é uma das três agências mundiais ao lado da britânica Reuters e da americana Associated Press. Com um volume de negócios de quase 290 milhões de euros anuais, a AFP produz informações, fotos, vídeos e infográficos em seis línguas e emprega 2.260 colaboradores de 80 nacionalidades.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.