Topo

Nova aventura de James Bond será publicada em 26 de setembro

Ian Fleming, autor que criou o personagem James Bond - Arquivo AP
Ian Fleming, autor que criou o personagem James Bond Imagem: Arquivo AP

Da Reuters, em Londres

18/02/2013 11h29

A nova aventura literária de James Bond, escrita por William Boyd, chegará às livrarias no dia 26 de setembro, como parte das comemorações de 60 anos da publicação do primeiro livro de Ian Fleming com o agente 007.

O livro, do qual não foram revelados muitos detalhes, chegará simultaneamente às livrarias de vários países do mundo, incluindo Reino Unido e Estados Unidos, informou Jonathan Cape em um comunicado conjunto com a Ian Fleming Publications, proprietária dos direitos autorais.

"O título e o argumento do livro continuam sendo um segredo guardado com zelo, mas está confirmado que a história se passa em 1969 e apresenta um 007 levemente mais velho, aos 45 anos", afirma o texto.

Boyd, autor de livros como "A Good Man in Africa", "Armadilho", "Tempestades Comuns" e, mais recentemente, "À Espera do Amanhecer", optou por voltar a um Bond "mais clássico" nesta história do que quando anunciou sua colaboração, que chamou de "desafio único".

O autor britânico nascido em Gana é o terceiro escritor convidado nos últimos cinco anos pela fundação Ian Fleming para escrever um livro sobre o famoso espião britânico, depois do americano Jeffery Deaver ("Carta Blanca", 2011) e do britânico Sebastian Faulks ("Devil May Care", 2008).

Fleming, morto em 1964, apresentou em 1953 ao mundo o agente secreto em "Casino Royale", o primeiro de seus 14 livros, que iniciou uma saga lucrativa que vendeu mais de 100 milhões de livros em todo o mundo.

A série também foi adaptada com grande sucesso para o cinema, arte na qual celebrou 50 anos em 2012 com a estreia do 23º longa-metragem, "Skyfall", a maior bilheteria da história no Reino Unido.