Topo

Em uma Nova York debaixo de neve, Lacoste e Gurung encantam na semana da moda

09/02/2013 21h57

NOVA YORK, 09 Fev 2013 (AFP) - A semana da moda de Nueva York continuou este sábado, com seu terceiro dia de apresentações, apesar da tempestade, com os desfiles da Lacoste, com olhar para o futuro e Parabal Gurung, muito militarizado.

Além do desfile do grupo caracterizado pelo jacaré, a agência Betak realiza várias apresentações de primera categoria, entre elas a de Jason Wu na quinta-feira, a de Band of Outsiders neste sábado e as de Derek Lam e DVF previstas para domingo.

Para os organizadores do desfile de Prabal Gurung a nevasca "foi (...) uma tempestade em um copo d'água! Todo mundo tinha medo e, por fim, todo mundo chegou a tempo. Há 10 cm de neve nas ruas de Manhattan", disse Etienne Russo, fundador da Villa Eugenie.

Saltos de ouro e botas de couro As coleções apresentadas sábado por Gurung e pelo português Felipe Olivera Baptista, à frente da Lacoste, impressionaram pela audácia e determinação.

Gurung apresentou ornamentos e botas militares poderosas e muito femininas para as nova-iorquinas. Em cáqui, uma cor que deve predominar na temporada, em azul marinho ou em vermelho escarlate, a mulher Gurung se atreve a avançar, segura de si mesma, do alto de seus enormes saltos de ouro e botas de couro.

Cobrindo suas modelos com uma série de vestidos de seda longos e assimétricos ou adornados com brilhantes, correntes de couro atravessavam, provocantes, as costas parcialmente desnudas. Gurung "declara a guerra e a gana", sentenciaram no Twitter especialistas em moda.

"É a tomada do poder, o progresso, a invenção de um uniforme feminino para as mulheres no Exército norte-ameicano, que até agora usavam vestimenta masculina", disse o criador à AFP. "A partir de um uniforme base, elas são capazes de manifestar sua feminilidade", explicou.

Com Oliveira, homens e mulheres são "projetados para o futuro", providos de uma "proteção, uma couraça", explicou o estilista. Depois que uma grande porta de correr branca deixou a primeira modelo passar, os espectadores aclamaram uma série de roupas acolchoadas, utilizadas de todas as formas e combinadas com couro, dando ao conjunto um aspecto escultural e controlado.

Com roupas em verde, mas também em azul e laranja brilhantes, a nova moda traz a supremacia do branco e do cinza durante o inverno, com ombreiras arredondadas.

"É muito bom Lacoste, muito bom, muito inovador no uso de materiais e volumes", disse Tancrede Lalun, diretor de compras de moda feminina e masculina das lojas Printemps.

No total, a semana da moda de Nova York, para a temporada outono-inverno 2013-2014, reúne mais de 300 desfiles e apresentações continuam até dia 14 de fevereiro.