Entretenimento

Filme americano 'Fruitvale' leva prêmio máximo do Festival de Sundance

27/01/2013 09h48

LOS ANGELES, 27 Jan 2013 (AFP) - O filme "Fruitvale", que trata de um jovem negro baleado pela polícia em um bairro da área da baía de São Francisco, ganhou no sábado o Grande Prêmio do Júri de Ficção americana, o prêmio máximo do Festival de Sundance, a maior vitrine para o cinema independente nos Estados Unidos.

O filme, do roteirista e diretor Ryan Coogler, conquistou o Grande Prêmio do Júri de Ficção americana e também levou o Prêmio de Melhor Filme de ficção concedido pelo público, após onze dias de festival, realizado na localidade de Park City, em Utah (oeste).

Na categoria de filmes estrangeiros, o "Pussy Riot - A Punk Prayer" ("Pussy Riot - Uma Oração Punk", em tradução livre), levou o Prêmio Especial do Júri de Documentários, cujos produtores utilizaram o discurso de aceitação do prêmio para promover a causa do trio feminino russo.

"Esta é uma honra incrível e um grande prêmio... Masha, Nadia e Katya começaram uma revolução feminista que esperamos que continue através do mundo", disse o co-diretor, Mike Lerner.

Já o filme sul-coreano "Jiseul", dirigido por Muel O, levou o Prêmio de Melhor Filme de Ficção estrangeira.

"Fruitvale", o nome do bairro da área da baía de São Francisco onde ocorrem as ações do filme, relata a história verídica de Oscar Grant, morto a tiros pela polícia no Ano Novo de 2009.

Entre seus protagonistas encontra-se Octavia Spencer, que levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante no ano passado por seu papel no drama sobre os direitos civis "Histórias Cruzadas".

O Grande Prêmio do Júri de Documentário americano foi para "Blood Brother", dirigido por Steve Hoober, que retrata o trabalho de um americano em meio a uma comunidade na Índia afetada pelo HIV. O filme também recebeu o prêmio do público em sua categoria.

O prêmio para o Melhor Diretor de Filme de Ficção americano foi para Jill Soloway por "Afternoon Delight", enquanto Zachary Heinzerling levou o troféu de Melhor Diretor de Documentário por "Cutie and the Boxer".

O Grande Prêmio do Júri para Melhor Documentário estrangeiro foi concedido à produção cambojana "A River Changes Course", dirigida por Kalyanne Mam.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo