Topo

Ações da Apple caem em meio a temores sobre crescimento de consumo de telefonia

24/01/2013 19h05

WASHINGTON, 24 Jan 2013 (AFP) - As ações da Apple foram influenciadas nesta quinta-feira por um mercado que castigou a publicação de previsões decepcionantes para o atual trimestre, que causaram dúvidas sobre a trajetória da empresa na telefonia.

As ações da Apple caíram 12% nas primeiras negociações, se estabilizando com uma queda de 10,33% por volta das 15H10 (horário de Brasília) a 460,92 dólares por papel.

Os títulos da empresa, que alcançaram um máximo histórico de 702,10 dólares no dia 19 de setembro de 2012, não tinham chegado a valores tão baixos desde fevereiro de 2012.

"Não acreditamos que o caminho de crescimento da Apple tenha terminado, mas é provável que as ações continuem enfraquecidas até que a confiança seja restaurada", disse o analista Shaw Wu, da Sterne Agee.

A Apple anunciou na quarta-feira que obteve um lucro líquido 13,1 bilhões de dólares, com um volume de negócios de 54,5 bilhões de dólares no quarto trimestre de 2012, primeiro de seu exercício fiscal 2012-2013, em alta de 18% em relação ao mesmo período anterior.

O último trimestre do ano é muito importante para a empresa, já que inclui as vendas de Natal.

Neste período, a empresa vendeu 47,8 milhões de iPhones e 22,9 milhões de tablets iPad.

As previsões para o trimestre atual foram, contudo, decepcionantes: o grupo anunciou que espera um volume de negócios de 41 a 43 bilhões de dólares, quando os analistas projetavam 45,6 bilhões.

Há uma desaceleração das vendas do iPhone e "as margens vão continuar caindo", afirmaram os analistas de Jefferies em um comunicado a seus clientes.

O Citibank destaca que, apesar de as vendas do iPhone terem atingido níveis máximos, o aparelho perdeu participação no mercado dos smartphones no último trimestre de 2012.

Além disso, o banco afirma que, embora o iPad Mini tenha sido um sucesso incontestável, ele leva à redução do preço do iPad tradicional, o que reduz o espaço para o crescimento da empresa.

As ações da Apple operaram em queda em meio a temores do mercado de que a empresa possa estar perdendo vantagem em inovação e de que seus concorrentes a estejam alcançando ou até superando a empresa em alguns segmentos chave.