Entretenimento

Teólogo brasileiro Frei Betto ganha prêmio Unesco/José Martí

11/01/2013 11h00

PARIS, 11 Jan 2013 (AFP) - O frade dominicano brasileiro Frei Betto, expoente da teologia da libertação, ganhou nesta sexta-feira o prêmio Unesco/José Martí 2013, anunciou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

"Frei Betto foi escolhido por seu trabalho como educador, escritor e teólogo, por sua oposição a todas as formas de discriminação, injustiça e exclusão e por sua promoção da cultura de paz e dos direitos humanos", indicou em um comunicado a organização com sede em Paris.

O prêmio será entregue a ele no dia 30 de janeiro em Havana no âmbito da Terceira Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, que marca o 160º aniversário do nascimento de José Martí.

O teólogo e ativista Carlos Alberto Libanio Christo, conhecido como Frei Betto, é autor de mais de cinquenta livros, entre eles "Fidel e a religião", traduzidos a vários idiomas, e durante a ditadura militar no Brasil foi preso duas vezes, primeiro em 1964 e depois entre 1969 e 1973.

O Prêmio Internacional Unesco/José Martí, criado em 1994 por iniciativa de Cuba, recompensa as contribuições de organizações ou indivíduos à "unidade e à integração da América Latina e do Caribe baseadas no respeito às tradições culturais e aos valores humanistas".

avl.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo