Autoridades americanas antimonopólio encerram caso contra Google
NOVA YORK, 04 Jan 2013 (AFP) - A Comissão Federal de Comércio (FTC) informou na quinta-feira que finalizou uma investigação iniciada em 2011 contra o gigante da internet Google por suspeitas de práticas de monopólio nas buscas na rede, diante da falta de provas.
"A FTC realizou uma investigação profunda sobre as acusações de que o Google teria manipulado os algoritmos de busca" em detrimento da concorrência e decidiu encerrar o caso considerando que os ajustes do buscador realizados pela empresa podem ser considerados como melhorias pensadas para os usuários.
A autoridade reguladora também anunciou que chegou a um acordo, segundo o qual a empresa deixará que seus competidores tenham acesso em condições "justas, razoáveis e não discriminatórias" a tecnologias para o desenvolvimento de dispositivos móveis julgadas como essenciais e das quais possui patentes, sem seguir impedindo seu uso através de recursos judiciais.
Além disso, o Google aceitou colocar fim às restrições relacionadas a sua divisão de publicidade on-line AdWords, com o objetivo de dar mais flexibilidade aos anunciantes que querem sincronizar uma campanha com outros sites e plataformas concorrentes.
Por sua vez, as páginas que desejarem poderão pedir ao Google para não aparecer nos resultados de busca especializada. A companhia era acusada de se apropriar, assim, de críticas de restaurantes ou de hotéis publicadas em outras plataformas.
"A FTC realizou uma investigação profunda sobre as acusações de que o Google teria manipulado os algoritmos de busca" em detrimento da concorrência e decidiu encerrar o caso considerando que os ajustes do buscador realizados pela empresa podem ser considerados como melhorias pensadas para os usuários.
A autoridade reguladora também anunciou que chegou a um acordo, segundo o qual a empresa deixará que seus competidores tenham acesso em condições "justas, razoáveis e não discriminatórias" a tecnologias para o desenvolvimento de dispositivos móveis julgadas como essenciais e das quais possui patentes, sem seguir impedindo seu uso através de recursos judiciais.
Além disso, o Google aceitou colocar fim às restrições relacionadas a sua divisão de publicidade on-line AdWords, com o objetivo de dar mais flexibilidade aos anunciantes que querem sincronizar uma campanha com outros sites e plataformas concorrentes.
Por sua vez, as páginas que desejarem poderão pedir ao Google para não aparecer nos resultados de busca especializada. A companhia era acusada de se apropriar, assim, de críticas de restaurantes ou de hotéis publicadas em outras plataformas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.