Topo

Marco Longari da AFP é eleito melhor fotógrafo de agência 2012 para revista Time

20/12/2012 11h23

PARIS, 20 dez 2012 (AFP) - O fotógrafo italiano Marco Longari da Agence France-Presse (AFP) foi eleito o melhor fotógrafo de agência do ano 2012 pela prestigiada revista americana Time.

Esta distinção atribuída a cada ano pelo semanário não está dotada de um prêmio, mas destaca a produção de um fotógrafo.

O trabalho de Longari, de 47 anos, responsável pela fotografia no escritório da AFP em Jerusalém desde 2007, foi homenageado em um painel no qual figuravam outras referências do ofício, como Goran Tomasevid da agência Reuters ou Manu Brabo da Associated Press.

"Em 2012, no Oriente Médio, o trabalho de Longari passou de destacado a indispensável", indicou a Time ao justificar a escolha.

"Seu trabalho é essencial para a compreensão das mudanças na região", acrescentou a revista.

"Não participo dos prêmios de fotografia porque sou alguém que relata histórias, não um competidor", disse, por sua vez, Marco Longari à AFP.

"Nas fotos penso que é necessário um ponto de vista de autor, mais pessoal, mais comprometido. Isso é o que os jornais e as revistas buscam", disse Longari.

Nos últimos anos, Longari cobriu para a AFP o recente ataque israelense contra a Faixa de Gaza, a guerra na Geórgia e a Primaveras Árabe.

tup/dab/hr/fw.