Topo

"Lincoln" e "O Lado Bom da Vida" recebem o maior número de indicações no SAG

Daniel Day Lewis em cena de "Lincoln" (esq.) e Jennifer Lawrence e Bradley Cooper em "O Lado Bom da Vida" (dir.) - Divulgação
Daniel Day Lewis em cena de "Lincoln" (esq.) e Jennifer Lawrence e Bradley Cooper em "O Lado Bom da Vida" (dir.) Imagem: Divulgação

12/12/2012 14h04

O drama "Lincoln", de Steven Spielberg, e a comédia romântica "O Lado Bom da Vida", estão entre os filmes que mais receberam indicações do Sindicato de Atores Americanos, o SAG.

Os dois filmes receberam, ao todo, quatro indicações.

Em segundo lugar, ficou "Les Miserables" adaptação da superprodução da Broadway que recebeu três indicações, inclusive de melhor ator para o australiano Hugh Jackman.

As indicações do SAG dão o pontapé inicial para temporada de premiações de Hollywood cujo clímax é o Oscar, em fevereiro, e que prossegue com a divulgação dos indicados ao Globo de Ouro, que serão anunciados nesta quinta-feira.

Os indicados ao SAG de melhor elenco, na categoria cinema, são "Argo", "Les Miserables", "O Lado Bom da Vida", "Lincoln" e "O Exótico Hotel Marigold".

Além da indicação de Jackman, foram indicados para melhor ator Bradley Cooper, de "O Lado Bom da Vida", Daniel Day-Lewis, por "Lincoln", Denzel Washington, por "Flight", e John Hawkes, por "The Sessions."

As indicações para melhor atriz de cinema incluem Jessica Chastain, no filme sobre a caçada a Osama Bin Laden "Zero Dark Thirty", Jennifer Lawrence, por "O Lado Bom da Vida", e a britânica Helen Mirren, por "Hitchcock".

A atriz britânica-australiana Naomi Watts também foi indicada pelo filme que fala do tsunami do Oceano Índico, "The Impossible", junto com a francesa Marianne Cotillard, por "Rust and Bone."

Os atores coadjuvantes indicados foram Alan Arkin, por "Argo", o espanhol Javier Bardem, por "007 - Skyfall", Robert de Niro, por "O Lado Bom da Vida", Tommy Lee Jones, por "Lincoln", e Philip Seymour Hoffman, por "The Master".

A britânica Maggie Smith foi indicada para melhor atriz coadjuvante, por "Marigold Hotel", assim como Nicole Kidman, por "The Paperboy", Anne Hathaway, por "Les Miserables", Helen Hunt, por "The Sessions", e Sally Field, por "Lincoln".

Nas indicações da TV, a premiada "Modern Family" foi indicada para melhor elenco de comédia que a produção já ganhou nos últimos dois anos -, junto com "The Big Bang Theory", "Glee," "The Office" e "Nurse Jackie."

O clássico britânico "Downton Abbey" foi indicado para melhor drama, junto com a também premiada "Homeland", o cult retrô "Mad Men", "Breaking Bad" e "Boardwalk Empire", que também ganhou dois anos seguidos.

Steve Buscemi foi indicado para melhor ator dramático de TV, por "Boardwalk Empire", junto com Jon Hamm, por "Mad Men", o britânico Damian Lewis, por "Homeland", Bryan Cranston, por "Breaking Bad", e Jeff Daniels, por "The Newsroom".

Para melhor atriz de TV, foram indicadas Claire Danes, por "Homeland", Michelle Dockery e Maggie Smith, por "Downton Abbey", Jessica Lange, por "American Horror Story: Asylum", e Julianna Margulies, por "The Good Wife".

Os prêmios SAG serão entregues no dia 27 de janeiro em Los Angeles. Os Globos de Ouro serão anunciados em 13 de janeiro e os prêmios da Academia de cinema em 24 de fevereiro.