Mario Vargas Llosa recebe prêmio literário no México
O escritor e prêmio Nobel peruano Mario Vargas Llosa ressaltou o papel de Carlos Fuentes como precursor do auge da literatura latino-americana, ao receber na quarta-feira (21) o prêmio que leva o nome do escritor mexicano falecido em maio.
O peruano disse que "A Região Mais Transparente" de Fuentes antecipou o boom da nova literatura latino-americana, durante a cerimônia em que recebeu o prêmio, de 250.000 dólares, das mãos do presidente Felipe Calderón na biblioteca 'La Ciudad de los Libros y la Imagen'.
"Dizem que a 'A Cidade e os Cachorros' foi o primeiro romance do boom, mas é preciso conceder que foi 'A Região Mais Transparente', lançado em 1958, quatro anos antes do meu", afirmou o vencedor do Nobel em 2010.
"Em Fuentes, o talento literário era inseparável do encanto pessoal: era ameno, culto e poliglota. E tinha amigos em toda parte", disse Vargas Llosa.
O prêmio Nobel também destacou o papel dos escritores para manter a crítica dentro de uma sociedade em meio a tempos turbulentos, como acontece no México, afetado por uma onda de violência nos últimos seis anos resultado dos confrontos entre cartéis do narcotráfico e as forças governamentais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.