Topo

Mario Vargas Llosa recebe prêmio literário no México

Mario Vargas Llosa recebe prêmio literário Carlos Fuentes das mãos do presidente mexicano Felipe Calderon (21/11/12) - AFP
Mario Vargas Llosa recebe prêmio literário Carlos Fuentes das mãos do presidente mexicano Felipe Calderon (21/11/12) Imagem: AFP

22/11/2012 06h44

O escritor e prêmio Nobel peruano Mario Vargas Llosa ressaltou o papel de Carlos Fuentes como precursor do auge da literatura latino-americana, ao receber na quarta-feira (21) o prêmio que leva o nome do escritor mexicano falecido em maio.

O peruano disse que "A Região Mais Transparente" de Fuentes antecipou o boom da nova literatura latino-americana, durante a cerimônia em que recebeu o prêmio, de 250.000 dólares, das mãos do presidente Felipe Calderón na biblioteca 'La Ciudad de los Libros y la Imagen'.

"Dizem que a 'A Cidade e os Cachorros' foi o primeiro romance do boom, mas é preciso conceder que foi 'A Região Mais Transparente', lançado em 1958, quatro anos antes do meu", afirmou o vencedor do Nobel em 2010.

"Em Fuentes, o talento literário era inseparável do encanto pessoal: era ameno, culto e poliglota. E tinha amigos em toda parte", disse Vargas Llosa.

O prêmio Nobel também destacou o papel dos escritores para manter a crítica dentro de uma sociedade em meio a tempos turbulentos, como acontece no México, afetado por uma onda de violência nos últimos seis anos resultado dos confrontos entre cartéis do narcotráfico e as forças governamentais.