Topo

Romancista britânica Hilary Mantel ganha o Booker Prize pela segunda vez

A escritora Hilary Mantel segura seu romance "Bring Up The Bodies", que lhe rendeu o Man Booker Prize 2012 - AP Photo/Lefteris Pitarakis
A escritora Hilary Mantel segura seu romance "Bring Up The Bodies", que lhe rendeu o Man Booker Prize 2012 Imagem: AP Photo/Lefteris Pitarakis

16/10/2012 18h19

A romancista britânica Hilary Mantel se tornou nesta terça (16) a primeira mulher e primeira autora britânica a ganhar duas vezes o prestigioso prêmio de ficção literária Man Booker Prize.  

Mantel ganhou o prêmio, um dos mais conhecidos em língua inglesa, pela segunda parte de sua trilogia histórica Thomas Cromwell, com o livro "Bring up the Bodies". A escritora de 60 anos já havia recebido o prêmio em 2009 pela primeira parte da série, "Wolf Hall". A autora recebeu cerca de US$ 80 mil como prêmio. 

O romance é a sequência de uma intriga política que se passa durante o reinado de Henrique 8º, em 1520. A narrativa aborda a revolta causada quando o rei, no desejo de conseguir um herdeiro masculino, resolve abandonar a sua primeira esposa, Catarina de Aragão, e se casar com Ana Bolena. A recusa do Vaticano em anular o casamento do rei levou-o a rejeitar a autoridade do Papa e se instalar como chefe da Igreja da Inglaterra.

Neste contexto, ganha força a história do conselheiro real Thomas Cromvell, que consegue a ascenção na corte de Tudor. "E como ele conseguiu? Este é o fio-condutor do livro", revelou Hilary em entrevista à BBC.


Para a escritora, a admiração provocada pelo período retratado em sua obra é compreensível. "Tem de tudo. Sexo e melodrama, de sedução a traição e morte violenta. O que mais você poderia esperar?", disse ela, que já trabalha na sequência de "Wolf Hall".