Entretenimento

Washington recebe grande retrospectiva do pintor da pop arte Roy Lichtenstein

Saul Loeb/AFP Photo
Visitantes observam a obra "Nus com Bola de Praia", de Roy Lichtenstein, na Galeria Nacional de Arte de Washington, que promove uma retrospectiva do trabalho do artista (9/10/12) Imagem: Saul Loeb/AFP Photo

De Washington

12/10/2012 17h26Atualizada em 12/10/2012 17h55

A obra de Roy Lichtenstein, o grande pintor americano de arte pop, famoso por seus quadros com tiras de quadrinhos em grande escala e formados por milhares de pontos, é objeto, em Washington, da primeira grande retrospectiva desde a morte do artista, há 15 anos.

A mostra, na Galeria Nacional de Arte, que será aberta no próximo domingo (14) com entrada gratuita, apresenta 130 obras entre pinturas, esculturas e desenhos, algumas emblemáticas, realizadas ao longo da prolífica e bem sucedida carreira do artista morto em 1997 aos 73 anos.

A exibição, que poderá ser visitada até 13 de janeiro, seguirá depois para a galeria Tate Modern de Londres, onde ficará de 21 de fevereiro até 27 de maio, e depois para o Centro Pompidou de Paris, onde será instalada uma versão reduzida de 3 de julho a 4 de novembro.

Lichtenstein é, "sem dúvida, o artista contemporâneo americano mais conhecido, ao lado de Andy Warhol", outro mestre da arte pop, disse à AFP Harry Cooper, curador da exposição.

"Não penso que ele quisesse ser considerado, antes de tudo, um pintor americano", afirmou. "É um grande pintor moderno", prosseguiu.

A mostra começa com um quadro icônico do artista, "Look Mickey", de 1961, no qual o famoso camundongo, uma imagem americana por excelência, debocha do Pato Donald.

Nesta obra já aparece a técnica dos pequenos pontos, marca registrada do artista.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo